Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Conversa de Homens

Existe um novo paradigma de masculinidade. O Homem Deixou de ser um parvalhão, passou a ser uma pessoa!

Existe um novo paradigma de masculinidade. O Homem Deixou de ser um parvalhão, passou a ser uma pessoa!

Uma foto, pode levar ao divórcio?

Adeptos portugueses em Lviv, Euro2012

Sempre que se realiza uma competição de futebol, europeu, mundial, sul-americano, os adeptos acorrem em massa. Muitas vezes (além de assistir aos jogos) aproveitam esse período para relaxar, conhecer o país, confraternizar. Os portugueses têm sido sempre dos mais elogiados no que diz respeito à simpatia e confraternização.

 

Os adeptos desta foto, captada na "Fanzone" de Lviv (Ucrânia), durante o Euro 2012, soube mais tarde, tiveram algum "embaraço" com as cara-metade. Tudo foi esclarecido e terminou em bem. No entanto, como fui ao baú para recordar alguns momentos do Euro 2012, convém esclarecer que foram as senhoras da foto a pedir para ficar com este registo "com os portugueses".

 

Muitas vezes, principalmente as revistas "cor de rosa", imprensa "tablóide", usam fotos semelhantes, na sua maioria captadas de longe, sem contexto, para passar mensagens erradas. Imaginem se publico esta foto com o título, "portugueses apaixonados pelas ucranianas" ou "quando o amor não escolhe fronteiras". Uma imagem vale por mil palavras mas, por vezes, sem contexto pode deixar em aberto conclusões erradas.

Certamente que muitos adeptos aproveitam para aprofundar a confraternização e vão mais longe do que uma mera foto de grupo.

Por isso, aproveito para deixar mais algumas fotos, captadas na mesma cidade, que comprovam que os adeptos portugueses, mas não só, foram uma espécie de atração turística aos quais os ucranianos fizeram questão de se juntar para mais tarde recordar. Muitos, devo dizer, deixaram-me o email para depois receber a foto.

 

Adeptos portugueses em Lviv, Euro2012

Adeptos portugueses em Lviv, Euro2012

Adeptos portugueses em Lviv, Euro2012

 Veja mais fotos nas ruas de Lviv

 

Em todos os campeonatos onde participei, assisti a cenas idênticas, mesmo com adeptos de outros países. Depois, claro, há sempre algumas pessoas de nacionalidades diversas que, de forma geral, deixam má imagem e dos quais os habitantes locais fogem. Com os portugueses, regra geral, há festa!

 

Lviv, para além de estar registada como Património Mundial da UNESCO, é uma cidade com bastantes jovens, estudantes, que frequentam a Universidade de Lviv e que, em conversa, confessaram a dificuldade que tinham, em 2012, nos estudos. Ainda havia, e acredito ainda haja, obrigação de estudar em russo. Os jovens, princialmente oriundos das zonas mais próximas da fronteira com a Bielorússia, comentavam a influência de Putin nos destinos da formação e da vida em geral dos ucranianos. Por isso, estudar em Lviv, cidade mais próxima da fronteira com a Polónia, era uma espécie de "estudo em liberdade".

 

A guerra, que surgiu cerca de dois anos mais tarde, mostra como essa influência é forte numa tentativa de regresso a uma União Soviética. Nestas conversas, principalmente em países fora "do circuito turístico" acabamos sempre por tomar contacto com uma realidade desconhecida. São experiências enriquecedoras, proporcionadas aos viajantes.

 

Ainda hoje me chocam as imagens de destruição, principalmente de Donetsk, cidade onde Portugal disputou a meia-final com a Espanha, em 2012, e onde passei alguns dias.

 

E agora, devem estar alguns a dizer: "sim, sim, vais dizer que só posam para a foto". Bom, certamente que muitos adeptos aproveitam para aprofundar a confraternização e vão mais longe do que uma mera foto de grupo. Em Lviv, como se pode comprovar pelas imagens, não seria difícil perder a cabeça. Mas, não foi por estas fotos que estes adeptos "pecaram".

 

Ucranianas nas ruas de Lviv

Veja mais fotos com algumas beldades das ruas de Lviv

 

Já agora, em resposta ao título, sim, há fotos que falam por si e que podem levar a divórcios. Nenhuma destas aqui publicadas se enquadram nessa categoria.